Blog

Resíduos (agrotóxicos e medicamentos veterinários) em alimentos - Análises e equipamentos

medicamentos,equipamentos,veterinária,análise,agrotóxicos

Qualidade da água: para garantir resultados confiáveis, a água utilizada deve ser do Tipo I desde a preparação dos padrões até a detecção final.

Equipamento: Sistema de Purificação de Água Sartorius: Arium® mini, modelo SART-H2O-MA-UV-T.


Pesagem de amostras e reagentes: balança semianalítica, modelo SHI-UX-620H, balança de precisão, modelo SHI-BL-3200H e balança analítica, modelo SHI-AUY-220.


Preparos básicos

Preparo de soluções: Agitador magnético com aquecimento, modelos TE-0854 ou TE-0853/1 e sem aquecimento, modelo TE-080 ou TE-089, agitador de tubos, modelo AP-56/1, medidor de pH microprocessado, modelo R-TEC-7/2-MP, banho-maria digital, modelo TE-054-MAG ou TE-056-MAG e chapa aquecedora. 

Segurança do analista: é recomendado que o preparo de soluções e reagentes seja realizado em capela de exaustão de gases.

Secagem de vidrarias e materiais: deve ser utilizada a estufa de secagem e esterilização, modelos TE-393/80L ou TE-393/180L


Preparo de amostras

Etapa essencial na análise de resíduos, devido às baixas concentrações dos analitos, propriedades químicas distintas e complexidade das matrizes, sendo que a técnica de preparo irá variar de acordo com o tipo de analito analisado. Os principais objetivos do preparo da amostra são, portanto, promover a extração e o enriquecimento dos analitos de interesse, assim como remover possíveis interferentes.

 

Processamento de amostras: produtos de origem vegetal e animal, podem ser trituradas em moinho multiuso, modelo TE-631/4 ou moinho homogeneizador, modelo TE-645/1 de acordo com as características da amostra.


Separação de partículas: Para otimizar o processo posterior de extração, dependendo do tipo de teste realizado, a centrífuga refrigerada é utilizada separar diferentes fases de uma amostra.

 

Concentração de amostras: além da separação, algumas amostras necessitam de redução de volume ou remoção de interferentes.

Equipamento: Concentrador de amostras, modelo TE-019, TE-0194/1 e TE-0195/1


Armazenamento de amostras: caso a amostra não seja analisada logo após o processamento, é necessário o armazenamento sob temperatura abaixo de -4°C.

Equipamento: Câmara de Conservação, modelo TE-385


Detecção de substâncias

A escolha da técnica de detecção dependerá do tipo de substância a ser analisada, ou seja, quais elementos estão presentes nos ingredientes ativos dos agrotóxicos ou medicamentos veterinários. A cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas é uma das técnicas mais utilizadas.

Os equipamentos apresentados no pacote são essenciais para um laboratório de análises de resíduos, porém são necessários equipamentos adicionais, que não fazem parte do portfólio de produtos TECNAL.


Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação de serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.