Blog

Biotecnologia - Análises e equipamentos

biotecnologia,análise,equipamentos,tecnal

Preparos básicos

Qualidade da água: a água utilizada nas análises laboratoriais e para preparo de soluções deve ser livre de impurezas orgânicas e inorgânicas, para isso é recomendado a utilização de equipamentos como destiladores de águaosmose reversa ou deionizadores de água.


Pesagem de amostras e reagentes: balança semianalítica modelo SHI-UX-620Hbalança de precisão modelo SHI-BL-3200H e balança analítica modelo SHI-AUY-220.


Preparo de soluções e amostras: agitador magnético com aquecimento modelo TE-0854 ou TE-0853/1 e sem aquecimento modelo TE-080 ou TE-089, agitador de tubos modelo AP-56/1medidor de pH microprocessado modelo R-TEC-7/2-MP, banho maria digital modelo TE-054-MAG ou TE-056-MAG, chapa aquecedora.


Segurança

Manipulação de reagentes tóxicos: a capela de exaustão de gases é utilizada para manipular produtos e reagentes tóxicos à inalação, garantindo que esses gases sejam eliminados para o ambiente externo.

 

Manipulação de amostras: a cabine de segurança ou bancada de fluxo laminar vertical são equipamentos cruciais, pois oferecem proteção ao usuário e as amostras durante os procedimentos, evitando riscos de contaminação. A cabine classe II, pode ser utilizada para manipulação de material genético, partículas perigosas, vírus e bactérias. Modelos: PA-040-ECO, PA-400-ECO, PA-410-ECO, PA-420-ECO, PA-430-ECO, PA-440-ECO.

 

Esterilização

Secagem de vidrarias e materiais: deve ser utilizada a estufa de secagem e esterilização modelo TE-393/80L ou TE-393/180L.


Esterilização:  meios de cultura, amostras para descarte entre outros produtos são esterilizados em autoclave, que permite o contato com vapor de água em temperatura elevada, garantindo a destruição completa dos microrganismos.

 

Processos

Adição de soluções e reagentes: para agilizar a adição de alíquotas de volume configurável pode ser utilizado um dispensador automático modelo TE-299.


Adição e dosagem de meios líquidos: para facilitar o preenchimento das placas de petri ou tubos de ensaio com meios de cultura. Pode ser realizado de maneira manual utilizando a bomba dosadora de líquido modelo INT-FLEXIPUMP ou de maneira automática através de um dosador de meio de cultura modelo BIOTOOL-PETRISWISS para o preenchimento de placas ou o dosador de líquidos modelo BIOTOOL-TUBEFILLER-TF3000 S para preenchimento de tubos, placas ou frascos.


Homogeneização de amostras: processo para o preparo de amostras em testes com microrganismos, toxinas, etc, sem necessidade de contato com o material.  O moinho homogeneizador modelo TE-645/1 possui copo autoclavável, facilitando a assepsia e evitando contaminação. Também pode ser utilizado o homogeneizador de amostras modelo INT-BAGMIXER-400-SW e INT-BAGMIXER-400-S.


Separação de partículas: a centrífuga é um equipamento essencial em um laboratório cuja função é separar diferentes fases de uma amostra, em especial uma fase sólida. Geralmente, devido à alta demanda um laboratório possui diversas centrifugas.

 

Incubação de amostras: processo realizado para cultura de tecidos, germinação e cultivo de microrganismos. A incubadora modelo TE-371/240L tipo BOD é um equipamento versátil, sendo bastante utilizada em um laboratório de Biotecnologia. A estufa bacteriológica modelo TE-392/93L ou TE-392/170L é um tipo específico que apresenta além da porta metálica, uma porta de vidro sendo utilizada para incubação.


Concentração de amostras: processo realizado para redução do volume de amostras que possuem resíduos de solventes oriundos do processo de extração ou para remoção de interferentes.  Pode ser utilizado para purificação de DNA/RNA, Reação em cadeia de polimerase (PCR), Síntese de peptídeos, etc. Equipamento: concentrador de amostras modelo TE-019, TE-0194/1 e TE-0195/1.


Crescimento de microrganismos: a incubação com agitação favorece o crescimento de microrganismos aeróbios, pela dissolução do oxigênio no meio líquido, através da agitação orbital, processo esse realizado em Incubadora (Shaker). Equipamentos: mesa agitadora orbital modelo TE-141 e TE-1400. Também disponível nas versões com aquecimento como a incubadora com agitação orbital modelo TE-4200 e TE-4200/1 ou com aquecimento e refrigeração - incubadora refrigerada com agitação modelo TE-424incubadora orbital refrigerada modelo TE-421. 

Contagem microbiana: o contador de colônias modelo CP-600/1, possibilita o aumento do tamanho, permitindo assim maior nitidez e realce para contagem. Também pode ser utilizado um contador de colônia automático.

 

Crescimento celular: para o cultivo de células animais é utilizado a incubadora de CO2 modelo TE-399, uma vez que estas células requerem a adição de CO2 e condições controladas para seu crescimento e proliferação in vitro.


Visualização de componentes da amostra: utilizado para ampliar o tamanho de componentes, não visíveis a olho nu, o microscópio é um equipamento bastante utilizado. Equipamento: microscópio biológico binocular modelo MB-E5-NINGBO.

 

Fermentação/Bioprocesso: posterior preparação e propagação do inóculo em shakers (incubadoras dotados de agitação constante), é utilizado o biorreator, modelo BIO-TEC-PRO-II e TEC-BIO-FLEX-II. O equipamento tem como função proporcionar um ambiente asséptico e controlado (temperatura, pH, oxigenação, concentração de gases, pressão, agitação etc.) para o crescimento eficiente das células, sendo que o modelo e tamanho ideal irá variar de acordo com a aplicação. Conjuntamente com o biorreator, pode ser utilizado o sistema de amostragem modelo FL-S-4800-01 e FL-S-1200.


Análise de compostos bioquímicos: podem ser utilizados para análise de matrizes químicas provenientes de bioprocessos e cultura de células, sendo capaz de analisar múltiplos compostos como glicose, sacarose, etanol, lactato, glutamato, amônio entre outros em uma mesma amostra. Equipamentos: analisador bioquímico modelo YSI-2900D, YSI-2950-D0, YSI-2950-D1, YSI-2950-D2, YSI-2950-D3, YSI-2950-D4, YSI-2500.


Análise de compostos orgânicos e inorgânicos: o espectrofotômetro é utilizado para medir a quantidade de luz absorvida pela amostra, relacionando-a com a concentração do analito de interesse.  Equipamentos: espectrofotômetro digital UV/VIS modelo ESPEC-UV-5100 ou espectrofotômetro UV-VISÍVEL modelo 700-PLUS.


Além dos equipamentos apresentados no pacote podem ser necessários equipamentos adicionais que não fazem parte do portfólio de produtos TECNAL.


Para conhecer mais sobre os equipamentos para Biotecnologia, baixe o guia.



Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação de serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.