Blog

Biorreator: O que é e quais são seus produtos?

biorreatores,tecnal,fermentador,reator

O que são biorreatores?

Os biorreatores são vasos (dornas) ou sistemas com condições controladas e adequadas para o crescimento de microrganismos, células vegetais ou animais. Possuem a capacidade de transformar matérias-primas em produtos através da multiplicação de células e ou microrganismos como fungos, leveduras e bactérias.

São comumente cilíndricos e o equipamento deve resistir à pressão de esterilização, corrosão e atender as exigências de cultivo dos diferentes microrganismos/células. O biorreator é composto por tecnologias avançadas e pode ser adaptável a diferentes materiais e parâmetros de controle.

 

A principal função do biorreator é otimizar o bioprocesso (aeróbico ou anaeróbico) através de parâmetros de controle como temperatura, agitação, pH e oxigênio dissolvido, criando um ambiente ideal para que as células se reproduzam e/ou gerem produtos.

 

Dentre os parâmetros que o biorreator pode controlar, a temperatura é um dos fatores mais importantes quando se busca crescimento microbiano, pois a temperatura influencia diretamente no desenvolvimento e sobrevivência dos microrganismos.

Outro parâmetro relevante para um bom crescimento celular é o potencial hidrogeniônico (pH). Cada espécie tem seu pH ótimo, o que possibilita que ela cresça de forma otimizada.

Os biorreatores Tecnal permitem o monitoramento e controle de parâmetros do processo, proporcionando um alto rendimento e reprodutibilidade dos microrganismos escolhidos.

 

Quais são os produtos obtidos?

Os biorreatores são essenciais para diversos processos, como por exemplo, se a fermentação ou crescimento de determinado microrganismo é empregado em um produto, ela é feita em um biorreator. 

 

Este conceito se aplica para produção de medicamentos, cerveja, biofertilizantes e para produção de enzimas, utilizadas nas indústrias.  Dessa forma, ácido cítrico, etanol, penicilina, celulase, pectinase, ácido láctico, azadiractina, são produtos provenientes de bioprocessos, utilizando os biorreatores. 


Em resumo, os biorreatores são considerados como o ‘’coração’’ de processos biotecnológicos e podem ser utilizados em diferentes aplicações.

 

Veja abaixo alguns dos setores e setores onde os biorreatores Tecnal podem ser utilizados.

-Agricultura:  produção de inoculantes, biofertilizantes, biopesticidas;

-Alimentação: produção de probióticos e prebióticos, metabólitos como ácidos orgânicos (ácido lático e ácido cítrico, etc), enzimas (protease, pectinase, celulase, etc);

-Indústria química: produção de cremes, cosméticos, acetona, glicerol, enzimas;

-Energia: etanol 2G, biogás, biomassa;

-Meio ambiente: recuperação de petróleo, biorremediação, biolixiviação, tratamento de efluentes;

-Saúde: vacinas, antibióticos, hormônios e outros medicamentos;

-Pecuária: nutrição animal e vacinas;

 

A Tecnal fabrica biorreatores de tanque agitado e biorreatores do tipo AIRLIFT ou coluna de bolhas. 

Os biorreatores de tanque agitado (STR) proporcionam um ambiente rigorosamente controlado, garantindo uma boa transferência de massa e calor.

Os biorreatores do tipo AIRLIFT ou COLUNA DE BOLHAS foram desenvolvidos para cultura de células sensíveis à agitação mecânica como fungos filamentosos, células de mamíferos e vegetais, microalgas e cianobactérias. 

O biorreator AIRLIFT ou COLUNA DE BOLHAS garante uma boa transferência de massa e maior tempo de residência das bolhas, além de permitir o acoplamento do sistema de iluminação para crescimento de biomassa vegetal ou microalgas sob condições controladas de fotoperíodo.

 

Os biorreatores Tecnal possuem uma ampla variedade de tamanhos e configurações, de forma que haja uma maior geração de biomassa e metabólitos secundários, permitindo a remoção de pequenos volumes para análise do processo.

 

As principais vantagens do biorreator são a automação e o monitoramento constante do processo a partir de um software integrado, o que reduz os riscos de contaminação que naturalmente ocorrem durante o processo com shakers, por exemplo.

 

Além dessas vantagens, os biorreatores Tecnal também têm um controle mais robusto dos parâmetros e maior eficiência como:


Os biorreatores de bancada são utilizados a nível laboratorial para cultivos experimentais, desenvolvimento de protocolos, metodologias e otimização do processo, além de ser utilizado para escalonar a produção a nível piloto e industrial.

 

Através de acordos com agências de inovação e universidades, que permitem o intercâmbio de informações entre as áreas acadêmica e industrial, a Tecnal tem a excelência para desenvolver projetos personalizados de biorreatores de bancada e piloto, de acordo com as necessidades do cliente; assim, o cliente da Tecnal terá sempre um excelente equipamento, com total segurança, fabricado por uma empresa que está no mercado há mais de 45 anos.

Quer saber mais os biorreatores da Tecnal, baixe o guia exclusivo.





Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.