Blog

Microrganismos promotores de crescimento

microrganismos,biotecnologia,biorreatores

O uso microrganismos associados as plantas tem um potencial gigantesco para aumentar o rendimento e a resistência a pragas na agricultura.  Há cada vez mais pesquisas biotecnológicas que comprovem os benefícios que os microrganismos e seus metabólitos podem proporcionar.

 

A biotecnologia agrícola tem um papel fundamental na contribuição de processos de inovação, onde é possível promover um aumento na produtividade, com qualidade, segurança, utilizando recursos naturais sem danificar o meio ambiente, através do uso de fertilizantes biotecnológicos provenientes de microrganismos.

 

A utilização de bioinsumos garante maior eficiência na interação planta-microrganismos, auxiliando de forma benéfica o desenvolvimento vegetal.

 

Os microrganismos presentes nos bioinsumos, desempenham um papel fundamental no sucesso da produtividade agrícola e da saúde do solo.

 


MICRORGANISMOS BENÉFICOS

Bactérias Promotoras De Crescimento Da Planta

As bactérias promovem o crescimento através da produção de antibióticos e fitormônios, resistência contra fitopatógenos, fixação de nitrogênio e solubilização de nutrientes essenciais.

 

Bactérias dos gêneros Pseudomonas spp,  Bacillus, Streptomyces, Rhizobium, Bradyrhizobium, Acetobacter são as mais utilizadas para essa finalidade.

 

Bactérias dos genêros Rizhobium e Bradyrhizobium por exemplo, associam-se as raízes das plantas, formando nódulos, que são estruturas especializadas nas raízes. Essas bactérias quebram as moléculas de nitrogênio atmosférico, combinando com hidrogênio e gerando compostos orgânicos que são assimiláveis pelas plantas, de maneira que seja possível reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados, uma vez que o nitrogênio é um nutriente essencial para as plantas.

 

Microrganismos mineralizadores e solubilizadores de Fósforo.

Bactérias e fungos dos gêneros Aspergillus, Penicillium, Rhizobium, Bacillus, Enterobacter, Pseudomonas entre outros, desempenham a função de solubilizar fósforo inorgânico e mineralizar fósforo orgânico, deixando-os disponíveis para a planta, melhorando a eficiência e aproveitamento do fósforo no solo. Este nutriente é um dos que mais limita o desenvolvimento da planta, uma vez que o fósforo (P) tem papel fundamental na formação de adenosina trifosfato (ATP). Esta molécula é a principal fonte de energia química utilizada em processos de fotossíntese, transporte de assimilados e divisão celular.

 

As bactérias e fungos tem potencial para o desenvolvimento de bioinsumos de baixo custo e que possibilitem a redução da utilização de defensivos e fertilizantes sintéticos, de forma que a manutenção da produtividade agrícola seja mais econômica e sustentável.

 

Os microrganismos de grande importância econômica e ambiental, devem ser reproduzidos de forma asséptica e segura para todos: planta, solo e consumidor. Os Biorreatores são equipamentos mais utilizados para essa finalidade, sendo uma ferramenta essencial na produção dos bioinsumos. 

Os biorreatores Tecnal oferecem as condições ideias de crescimento microbiano, garantindo alto rendimento e reprodutibilidade, contribuindo para o estabelecimento de sistemas de produção que agreguem sustentabilidade e inovação.

 Baixe o guia sobre os biorreatores!


Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui