Blog

Por que a análise física do solo é importante?

análise física,solo,tecnal

A análise física do solo permite avaliar fatores como a disponibilidade de água, risco de erosão, porosidade, entre outros, que influenciam diretamente o crescimento das plantas e conservação do solo.

 

O solo é considerado um recurso multifuncional, exercendo diversas funções ou serviços ambientais, que possibilitam a vida na terra.

 

Do ponto de vista agronômico, para cumprir sua função primária de meio para o crescimento de plantas, necessário que o solo:

 

- Ofereça mínima resistência à penetração de raízes

- Permita a livre entrada e moderada retenção de água da chuva

- Apresente boa aeração e permita troca gasosa

- Apresente máxima resistência à erosão

- Ofereça condições ideais para promoção da atividade biológica

- Ofereça resistência a tração para o uso de máquinas e implementos agrícolas.

 

Os atributos ou propriedades do solo atuam direta ou indiretamente no crescimento das plantas, porém, à medida que o solo é submetido ao uso agrícola, essas propriedades sofrem alterações, apresentando restrições as plantas.

 

Além das análises químicas do solo, utilizada para recomendação de fertilizantes e corretivos, é importante a avaliação das propriedades físicas. Um solo estruturado e com alta estabilidade dos agregados, proporcionada condição física adequada para o crescimento das plantas, refletindo na produtividade agrícola.

 


Textura

 

A textura é uma propriedade física que expressa a distribuição quantitativa das partículas minerais de uma massa de solo, definida por meio de uma análise granulométrica.

 

É uma das propriedades que menos sofre alteração ao longo do tempo, sendo considerada um dos principais indicadores de qualidade e produtividade dos solos, pois influencia na infiltração e retenção de água no solo, aeração, assim como na ciclagem de nutrientes entre outros fatores.

 

A análise granulométrica, também chamada de análise de textura, é um tipo de análise física que determina a textura do solo resultante da proporção relativa entre os diferentes grupos de partículas (areia, silte e argila) de acordo com seus diâmetros.

 

            Na prática, ela é utilizada para a classificação dos solos, para auxiliar em recomendações de adubos e corretivos e na caracterização do solo para fins de planejamento de práticas agronômicas.

 

Dentre os métodos utilizados, o da pipeta é a determinação direta do teor de argila, sendo considerado como referência, se comparado ao método do densímetro.

 

Para a análise são utilizados os seguintes equipamentos básicos como balança analítica unibloc, modelo SHI-AUY-220 e Estufa com circulação e renovação de ar, modelo TE-394/3-MP. Além disso, previamente a separação da fração areia, são utilizados os agitadores e também o Agitador vertical de provetas, modelo TE-167, para posterior obtenção da fração argila. 

Caso necessário o fracionamento da areia total, pode ser utilizado Agitador Eletromagnético, modelo B-AGIT.

 

O passo a passo completo dessa análise está disponível no conteúdo: Textura e granulometria do solo: entenda essa relação

 


Estabilidade dos agregados

 

O arranjo estabelecido pela ligação das partículas primárias do solo (areia, silte e argila) entre si e com outros componentes minerais e orgânicos do solo em complexa interação com agentes físicos, químicos e biológicos, dando origem aos agregados

 

Na prática, a união dos agregados mantém o solo estruturado, com porosidade para a passagem de nutrientes, ar e água.

 

A estabilidade dos agregados refere-se à resistência que o conjunto de partículas do solo apresenta em relação a ação das forças desagregadoras sobre eles.

 

O peneiramento em água é um método mais utilizado para determinação da estabilidade dos agregados do solo.  O “aparelho” chamado de Yoder, foi criado pelo pesquisador de mesmo nome, e atualmente, a análise pode ser feita utilizando o Agitador de peneiras Yoder, modelo TE-3300, que é composto por três reservatórios cilíndricos em aço inox, onde cada um deles contém um conjunto de cinco peneiras, submetidas a oscilação vertical na água. 

A metodologia completa para essa determinação está disponível no nosso blog.

 

Outras propriedades físicas

 

Além da textura e estabilidade dos agregados, outras propriedades como densidade, curva de retenção de água no solo, condutividade hidráulica, são importantes para caracterização do solo.

 

Equipamentos como Estufa com circulação e renovação de ar, modelo TE-394/3-MP e balança de precisão, modelo SHI-BL-3200H ou balança analítica Unibloc, modelo SHI-AUY-220 são fundamentais pra essas análises. Além de equipamentos específicos, como o Extrator de Richards, modelo SEC-LAB023V2 para elaboração da curva de retenção de água no solo. 

    


    Sobre a Tecnal


   A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.