Blog

Solução personalizada para o crescimento de plantas em ambiente controlado

crescimento de plantas,ambiente controlado,tecnal,temperatura,umidade,sala climatica

Customizar totalmente uma estrutura para condução de experimentos com plantas é a solução para que os objetivo de cada usuário, pesquisador ou empresa sejam atendidos.

 

A realização de testes e experimentos agronômicos seguem protocolos específicos que variam de acordo o objetivo e finalidade da pesquisa. As variações são diversas e incluem o tipo e tamanho da planta ou espécie vegetal, número de amostras e repetições, tamanho do vaso ou recipiente para crescimento das plantas, intensidade luminosa, temperatura e umidade requerida, etc.

Fatores ambientais como a temperatura, a umidade e a intensidade luminosa influenciam no crescimento e desenvolvimento dos seres vivos, tornando importante o controle desses parâmetros em experimentos com plantas, microrganismos, insetos, algas e outros organismos vivos.

 

Controle de fatores ambientais em experimentos

Câmaras climáticas são utilizadas para o controle dos fatores ambientais em experimento com plantas, entretanto, esses equipamentos não atendem demandas específicas, principalmente devido a limitação de espaço interno.

Nesse sentido, surge a necessidade de personalizar soluções compatíveis com a aplicação de cada usuário ou pesquisador e garantir que seu objetivo final seja atendido.

Diferente das câmaras, a sala climática não se trata de um equipamento com tamanho pré-definido, mas sim de uma solução customizável, onde o tamanho, parâmetros controlados e caraterísticas técnicas são definidas pelo usuário.

 

Sala Climática

Sala climática pode ser definida como uma estrutura, que proporciona um ambiente controlado (temperatura, umidade e intensidade luminosa), para acondicionamento de amostras, como plantas, microrganismos e demais itens biológicos. 


A sala climática possui a capacidade de armazenamento similar a casa de vegetação com a precisão de controle de uma câmara climática, sendo ideal para estudos em larga escala. Em função da área e altura disponível, é possível realizar testes de médio a longo prazo, ao permitir o crescimento de plantas até estágios de desenvolvimento avançado

Conhecidas também como “Câmaras climáticas Walk-In”, a sala climática permite que o usuário caminhe em seu interior e manipule as plantas, otimizando a execução dos experimentos.

 

Por que optar pela Sala Climática?

A sala climática é customizável, desenvolvida para maximizar a capacidade no número de plantas ou amostras em experimentos e atender a necessidade de cada cliente.

É uma solução personalizada, que combina conceitos tecnológicos e inovadores. Possui aplicação ilimitada para diversas áreas relacionadas a agricultura.

Em função das especificações técnicas do projeto, podem ser acoplados sistemas adicionais de irrigação e nebulização, por exemplo.

Além disso, ela pode ser instalada em área já disponível, se integrando perfeitamente na estrutura do seu laboratório, centro de pesquisa ou universidade.  Caso não haja espaço disponível, pode se utilizar containers para montagem da sala climática, alternativa com ótimo custo-benefício.

Curioso para saber tudo sobre a sala climática? Preparamos um e-book exclusivo com todas as vantagens e detalhes dessa solução.


 

Sobre a Tecnal

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.