Blog

Incubadora de CO2: Essencial no cultivo de células animais

incubadora,CO2,cultivo de células

Incubadora de CO2: Essencial no cultivo de células animais

 

A maioria dos trabalhos de cultivo de células e tecidos de mamíferos são conduzidos em Incubadoras de CO2, onde a temperatura do ar e a concentração de dióxido de carbono são precisamente controladas para garantir o crescimento ideal das células. Mas afinal, o que é uma Incubadoras de CO2?

 

É um equipamento que possui controle de temperatura e CO2 (gás carbônico) cuja função é criar uma atmosfera mais natural possível para o desenvolvimento células e tecidos. Essa forma de cultivo de organismos vivos é chamada de in vitro e é a principal aplicação das incubadoras de CO2, bastante utilizada na área de medicina, farmacêutica, biotecnológica, engenharia de tecidos, pesquisas, etc.

 

A concentração de CO2 é importante para controlar o nível de pH do meio de cultura de células e assim reproduzir as condições de CO2 semelhantes in vivo. O CO2 empregado na Incubadora de CO2 é combinado com temperatura ideal e elevada umidade, fornece as condições adequadas para o desenvolvimento das células: 


·        Temperatura estável (37°C), sendo controle feito por um sistema de jaqueta d’água, que garante estabilidade e homogeneidade de temperatura;

·        pH (7,2 a 7,4) do meio de cultura equilibrado pelo controle do nível de CO2, realizado através de sensor de alta precisão;

·        Alta umidade relativa, gerada de forma natural, devido a presença de reservatório interno.




TAMPÕES BIOLÓGICOS

A capacidade de tamponamento (ou "poder tampão") é uma propriedade importante em sistemas biológicos e refere-se à capacidade de um meio ou solução resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados.


Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3). O tampão bicarbonato/ácido carbônico mantém o pH do sangue numa "faixa segura", resistindo às variações de pH para cima ou para baixo desses valores.


O sistema tampão de bicarbonato não é o único eficiente para controlar o pH, porém ocorre naturalmente no corpo humano e, portanto, é usado em cultura de células in vitro para imitar a fisiologia animal, minimizando os efeitos colaterais.

 

FUNÇÃO DO CO2

O CO2 é usado para controlar o pH do meio de cultivo celular e para simular uma condição mais real possível no qual as células podem se desenvolver. Dessa forma, ele não é um requisito metabólico, mas sim um regulador do pH do meio.

 

O seu objetivo é se dissolver no meio de cultivo, onde uma pequena proporção dele reage com água para formar ácido carbônico, que por sua vez interage com o bicarbonato de sódio (NaHCO3) ou outro tampão contido no meio, estabelecendo um equilíbrio iônico entre o ácido carbônico (H2CO3) e o bicarbonato (HCO3-), responsável por manter o pH na faixa adequada. O pH fisiológico considerado ideal está na faixa de 7,2 a 7,4 para tecidos normais.


A quantidade de bicarbonato de sódio (NaHCO3), ou outra substância com efeito tampão no meio, determina a quantidade de CO2 que deve ser usado para manter o pH na faixa adequada. O nível de CO2 normalmente utilizado é de 5 a 10%, porém ao utilizar um meio especial, esse valor pode ser superior. De maneira geral, o aumento do nível de CO2 diminui o pH do meio, enquanto que a redução de CO2, eleva o pH do meio.

 

Como o controle do pH é essencial para o cultivo celular in vitro de células animais é comum o meio de cultura ser suplementado com um corante indicador como o Vermelho de fenol. Esse corante apresenta uma tonalidade amarela no meio quando o pH está muito baixo (ácido), uma tonalidade roxa quando o pH está alto (alcalino) e tonalidade vermelha alaranjada, quando com o pH fisiológico correto (7,2 a 7,4).

 

SOBRE A TECNAL

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.


REFERÊNCIAS

UK Health Security Agency. CO2 concentration and pH control in the cell culture laborator. Disponível em: https://www.phe-culturecollections.org.uk/news/ecacc-news/co2-concentration-and-ph-control-in-the-cell-culture-laboratory.aspx