Blog

Karl Fischer Volumétrico é um dos modelos de tradicional metodologia para determinação de água

karl fischer,volumétrico,determinação de água,karl fischer híbrido,coulométrico,metodologia

Método Karl Fischer é comumente utilizado para aferir o teor de água (umidade)


O Método Karl Fischer, desenvolvido pelo químico alemão que dá nome ao processo, é utilizado no aferimento de teor aquático, de forma a determinar a presença de água em amostras distintas. Entre os modelos, está o Karl Fischer Volumétrico.

É recomendado para leituras com valores acima de 1% de umidade. A água reage com iodo e dióxido de enxofre na presença de uma base e álcool. Em medições de umidade por método de titulação volumétrica, o solvente é colocado na célula de titulação e titulada com reagente de Karl Fischer para atingir o estado desidratado. Em seguida, a amostra é adicionada.

O teor de água é determinado adicionando reagente cujo fator (mgH2O / mL) é pré-determinado com um padrão de água como, por exemplo, uma solução padrão de água-metanol. 

Durante a titulação, a velocidade e quantidade de adição de reagente de Karl Fischer é controlado com base no potencial de polarização elétrica medido do eletrodo de detecção.

EQUIPAMENTOS – A linha Karl Fischer Volumétrico conta com os equipamentos: MKV-710M, MKV-710S e MKV-710B, que apresentam vantagens como conexão wireless e lan, tela touch screen e a possibilidade de conectar até quatro tituladores.

As opções de acessórios oferecem unidade de troca automática de solvente, somente agitação magnética e impressora. Além disso, os modelos de Karl Fischer Volumétrico da série “M” podem se conectar em até outros três equipamentos de Karl Fischer ou tituladores automáticos da série “B”, ao utilizar, apenas, uma tela sensível ao toque de 8.4 polegadas. Isso permite grande redução de espaço de bancada.

KARL FISCHER HÍBRIDO – O "método de titulação híbrida" alterna automaticamente para a medição paralela por "Método de titulação Volumétrica e Coulométrico", monitorando o conteúdo de umidade na célula de titulação com medição de alta velocidade e alta precisão, portanto pode medir sem ajustar a quantidade da amostra. Desta forma, o range de leitura em um único equipamento é entre 0,01 e 100% de umidade. 

PRINCIPAIS ASTM – MÉTODO VOLUMETRIA

  • ASTM D1364: Determinação de água em solventes voláteis (Método de titulação de reagente de Karl Fischer).
  • ASTM D1744: Determinação de água em produtos líquidos de petróleo por Karl Fischer.
  • ASTM D3277: Teor de umidade do isolamento celulósico impregnado com óleo.
  • ASTM D4377: Determinação de água em óleos potenciometria Karl Fischer titulação.
  • ASTM D6869: Determinação volumétrica de umidade em plásticos usando a reação de Karl Fischer (reação do iodo com a água).

SAIBA MAIS – Para saber mais sobre o Método Karl Fischer, voltado à determinação da presença de água em vários tipos de amostras, entre em contato conosco.