Blog

Método Karl Fischer Coulométrico é ideal para leituras com valores inferiores a 1% de umidade

karl fischer,coulométrico,umidade,processo analítico,coulometria

Água reage com iodo e dióxido de enxofre na presença de uma base e álcool


Provavelmente o processo analítico mais usado para aferir o teor de água (umidade), o Método Karl Fischer é sensível e preciso na determinação de vários tipos de amostras. Entre os modelos existentes, está o Karl Fischer Coulométrico.

Trata-se de uma forma ideal para leituras com valores abaixo de 1% de umidade. Em medições de umidade pelo método de titulação de Karl Fischer, a água reage com iodo e dióxido de enxofre na presença de uma base e álcool.

Em medições de umidade por método de titulação coulométrica, o iodo é gerado por eletrólise de uma solução de ânodo contendo íons iodeto. O iodo gerado é consumido pela água de acordo com a fórmula. O eletrodo de detecção serve para detectar quantidade de iodo livre e para controlar a velocidade de eletrólise. 

O iodo é proporcional à quantidade elétrica de acordo com a Lei de Faraday. A quantidade elétrica necessária para a geração do iodo com base no princípio descrito acima é medido e convertido em teor de água.

EQUIPAMENTOS – A linha Karl Fischer Coulométrico reúne três modelos de equipamentos: MKC-710M, MKC-710S e MKC-710B, que apresentam vantagens como conexão wireless e lan, tela touch screen e a possibilidade de conectar até quatro tituladores.

As opções de acessórios oferecem unidade de troca automática de solvente, somente agitação magnética e impressora. Além disso, os modelos de Karl Fischer Coulométrico da série “M” podem se conectar em até outros três equipamentos de Karl Fischer ou tituladores automáticos da série “B”, ao utilizar, apenas, uma tela sensível ao toque de 8.4 polegadas. Isso permite grande redução de espaço de bancada. 

PRINCIPAIS ASTM – MÉTODO COULOMETRIA

  • ASTM D1533: Água em Líquidos Isolantes por Titulação Coulometric Karl Fischer
  • ASTM D4928: Água em Óleos Crus por Titulação Coulométrica de Karl Fischer
  • ASTM D6304: Água em produtos petrolíferos, óleos lubrificantes e aditivos por titulação Karl Fischer Coulométrico
  • ASTM D6869: Determinação volumétrica e volumétrica da umidade em plásticos. 

SAIBA MAIS – Para saber mais sobre o Método Karl Fischer, voltado à determinação da presença de água em vários tipos de amostras, entre em contato conosco!