Blog

Etapas de digestão, destilação e titulação compõem tradicional método de determinação de nitrogênio

Nitrogênio,Método Kjeldahl

A forma mais tradicional de determinação de nitrogênio, o Método Kjeldahl é dividido em três etapas principais: digestão, destilação e titulação. No caso da digestão, a amostra já homogeneizada (depois de moída no moinho, modelo TE-631/4) que seguirá para a digestão é previamente pesada na balança analítica, modelo SHI-ATX-224 e misturada à proporção necessária de ácido sulfúrico concentrado em um tubo borossilicato. É adicionado catalisador que atuará na aceleração da digestão.


Digestão - Os catalisadores normalmente utilizados são: sulfato de cobre (para que a amostra e o ácido sulfúrico reajam de maneira efetiva), selenito de sódio (para minimizar detonações dentro do tubo) e sulfato de sódio (para elevar o ponto de ebulição do ácido sulfúrico para aproximadamente 360°C).

 

A mistura preparada é colocada em um bloco digestor. A temperatura mínima do bloco para ocorrer a reação é de 350°C, porém, normalmente, é fixada em 400°C, para garantir a eficiência do processo.

 

Com o aquecimento de um bloco digestor juntamente com a mistura ácida, o carbono contido na amostra é oxidado, o dióxido de carbono se desprende e o nitrogênio é transformado em sulfato de amônio, transformando a amostra escura em uma solução translúcida, normalmente verde clara. Nesse momento, a digestão é finalizada. 

 

Os blocos digestores, modelo TE-040/25 ou TE-041/25 Micro, ou TE-008/50-4 ou TE-0081/50 Macro da Tecnal possuem o controlador separado, que pode permanecer fora da capela de exaustão, modelo CE-0720 o que evita possíveis danos causados pela reação ácida do processo de digestão e aumenta a vida útil do equipamento.


Destilação – Após a digestão da amostra, a solução de sulfato de amônio obtida no tubo é resfriada em temperatura ambiente e, posteriormente, é levada ao destilador de nitrogênio.  Antes de começar a destilação é necessário que seja colocado um Erlenmeyer na saída do condensador do equipamento, que deverá conter ácido bórico e um indicador, geralmente vermelho de metila.

 

O tubo de borossilicato é colocado no destilador de nitrogênio, modelo TE-0364, TE-0365/1 ou TE-0366, onde é dosado hidróxido de sódio para neutralização. O sulfato de amônio, presente no tubo, em contato com o hidróxido de sódio dosado e o vapor de água da caldeira do equipamento, é transformado em hidróxido de amônio e, assim, liberado em estado gasoso.


Quando o hidróxido de amônio é liberado, ele passa pelo sistema de destilação do equipamento e condensa dentro do Erlenmeyer que foi preparado previamente com ácido bórico e o indicador, formando o borato de amônio em uma coloração que passa de vermelho pálido para verde. Dessa forma, a destilação da amostra é finalizada.

 

Titulação – Na etapa de titulação, é colocado em uma bureta da Hirschmann, modelo 9392050, normalmente, ácido clorídrico e um indicador, verde de bromocresol ou azul de bromotimol, que são titulados com o borato de amônio formado na etapa de destilação.


O ácido clorídrico é titulado até que se atinja o ponto de viragem do destilado, o que altera sua coloração para incolor/cinza. Quando essa coloração é identificada, a titulação está finalizada.

 

O Método Kjeldahl é um dos mais utilizados para determinação de nitrogênio em substâncias orgânicas e continua sendo um procedimento direto e simples. Trata-se de um método mais tradicional, no qual são utilizadas maiores quantidades de amostra, o que possibilita menor chance de erros.


SAIBA MAIS – Para saber mais sobre processos de determinação de nitrogênio e proteína e os equipamentos utilizados para garantir a sua qualidade, entre em contato conosco.








SOBRE A TECNAL

A Tecnal tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e com a indústria nacional e internacional por meio da fabricação e da comercialização de equipamentos científicos, da prestação de serviços especializados e da disseminação do conhecimento. A empresa busca crescer de maneira inovadora e sustentável, focada na continuidade e na excelência operacional, de forma a tornar-se uma referência no mercado brasileiro e internacional de equipamentos científicos. Fale conosco: Telefone/WhatsApp (19) 2105-6161, e-mail: contato@tecnal.com.br ou pelo nosso site clicando aqui.