Blog

Biorreatores são compostos por dorna, módulo de controle, sensores e equipamentos auxiliares

biorreatores,biorreator,biotecnologia

Tecnal produz equipamentos com importantes características e componentes

Caracterizado por seus componentes e acessórios fabricados por meio de tecnologia avançada, apesar de considerado um equipamento de construção flexível devido aos diferentes materiais utilizados em sua fabricação, um biorreator tem um processo de construção básico que pode ser dividido em três partes.

Uma delas é a dorna (ou recipiente), que precisa garantir a esterilidade do meio de cultivo, suportar as condições de esterilização e do processo fermentativo e ser à prova de contaminações externas. São, em geral, cilíndricos verticais, de aço inox e/ou vidro. O vidro é usado em pequenos volumes de até 15 litros, enquanto as dornas de aço inox não possuem limites.

Já o módulo de controle reúne grande parte dos componentes elétricos para processar e armazenar as informações e resultados, assim como comandar ações mecânicas e enviar sinais para ativar ou desativar ações, de acordo com os parâmetros pré-definidos no software de controle. É imprescindível para o funcionamento.

Há ainda os sensores e equipamentos auxiliares. Geralmente em um processo fermentativo, é necessário o controle de temperatura, agitação, pH e oxigênio dissolvido do meio de cultivo para otimizar a multiplicação dos microrganismos. Para isto, são utilizados os seguintes equipamentos:

Banho termostatizado, para aquecimento e resfriamento da água para circular na camisa ou na serpentina da dorna. O servo-motor, promove a agitação (rpm) e homogeneidade do cultivo.

Compressor de ar e fluxômetro são para promover aeração e injeção de gases no meio de cultivo. As bombas peristálticas promovem o controle do pH, de espuma e dosagem de nutriente. E o sensor de pH e O2 dissolvido realiza a leitura de pH e O2 dissolvido no meio.

A Tecnal Equipamentos Científicos produz biorreatores com essas importantes características e com a qualidade e as especificações que você e sua empresa precisam.




SERVIÇO

A Tecnal Equipamentos Científicos fica na Rua João Leonardo Fustaino, 325, no Distrito Industrial Uninorte, em Piracicaba (SP). Os telefones são (19) 2105-6161 e (19) 3917-1008 e o e-mail é contato@tecnal.com.br. Mais informações: www.tecnal.com.br